segunda-feira, maio 02, 2005

Gastronomia


Andei a passear o meu apetite pelo Alentejo, desta vez. A pretexto de um almoço de um aniversário que ainda se irá passar em Agosto, pelo sim pelo não, foi-se já o grupo de amigos do menino dos anos reunindo para um almocinho de antecipação, que esta idade começa já a não de compadecer de surpresas inesperadamente funestas. Este pelo menos já ninguém no-lo tira.
Em campos da Batalha de Ourique, à sombra do monte onde se ergue a capelinha de S. Pedro das Cabeças foi-nos apresentado um ágape praticamente dietético:
Queijo da Serra, torresmos do rissol, patés diversos, boquerones, presunto e azeitonas, como amuse gueules, em cama de pão caseiro, foram avidamente deglutidos em pé, empurrados delicadamente por vinho branco ou bjeca,
Materializaram-se em seguida para confortar os delicados estômagos, uma Sopa de cação, perseguida por um Cozido de Grão. Escorreu o tinto nesta altura do evento.
Para que os distintos convivas se pudessem libertar da chamada boca de lacaio após tão modesta refeição, rolaram pela mesa, aos pares, queijadas tamanho XL e tortas de laranja, tudo feito em casa.
A faxina digestiva coube ao Licor de Poejo e ao Pedrisco.
Hip!...Com licccccença...
Tenham uma boa semana.

3 Comments:

Blogger Raquel Vasconcelos escreveu...

Balha-me q bela ementa :) Belo fim de semana :)


E os almoços, os dias, os segundos... esses aproveitam-se no presente... sem querer saber de mais nada :)

20:07  
Blogger Mitsou escreveu...

Claro que eu tinha de cá vir. Mesmo de fugida, mas tinha. E agora fiquei cheia de fome, grandes marafados (é assim que se diz, ou não? Desculpa esta lisboeta nascida em Moçambique). Se isso foi o ensaio!... :))
Beijocas!

22:10  
Blogger Mitsou escreveu...

Eheheh, bem me quis parecer que não era bem isso mas pedi desculpa :))) Beijocas!

11:43  

Enviar um comentário

<< Home

  • Aqui ao vosso dispôr ...
  • Powered by Blogger

    Technorati search