terça-feira, dezembro 06, 2005

Só me dá para asneira

Ouvi atentamente, há dias, uma entrevista na rádio a alguém, muito importante na ciência deste País, meu companheiro de escola e por quem nutro grande simpatia. Vemo-nos muito esporadicamente e fazemos sempre promessas de nos telefonarmos para trocar umas patranhas, coisa que nunca aconteceu nestes cinquenta e tal anos. Enfim...isto para vos contar um singelo episódio dos nossos 6 anos.
Situem-se numa aula de português há 55 anos atrás, assistindo, contrariados, ao monólogo desinteressante da Srª Dª Genoveva, mulher com essa idade na altura, grande, solteirona e cinzenta. Por detrás da modorra que me avassala sinto um cheirito que não fazia parte da pestilência usual da sala e resmungo meio a rir:
- Ó Srª Dª Genoveva, cheira mal! Alguém deu um pum!
Esta declaração foi secundada pelos risos e exclamações coerentes dos outros meninos a um nivel sonoro arrasador.
Um berro esganiçado da professora deu os seus frutos e o pessoal acalmou olhando em roda. No meio da brancura de tais rosas sobressaía uma papoila! A face desse meu colega luzia, vermelha e acusadora.
- Fiz cócó nas calças...murmura encabulado.
- Levanta-te e vem comigo, ordena, autoritária, a senhora Dª Genoveva.
E lá vai o petiz, nervoso, utilizando as tampas das carteiras do corredor central como se de muletas se tratassem, tendo sido a minha a primeira em que se apoia e sobre o meu rico livro de texto.
A mancha que noto imediatamente no papel não é suspeita: é mesmo a certeza de que o rapaz tinha investigado por conta própria o que lhe tinha surgido de supetão nas cuecas. E para azar meu, sujeitinho de vómito fácil, ali estava o motivo dos grossos engulhos que me assaltaram e deram azo a uma sonora descompustura da mestra, a qual não reparara no selo que me tinham aposto.
Com um ar contrafeito rasga a folha correspondente do manual dela e substitui a minha por aquela sem mais delongas.
Assim fica a estória da primeira, e espero que única, caganeira pública do meu amigo, hoje Professor Doutor.
Vou-lhe telefonar para que aqui me visite e recorde bons tempos. O seu sentido de humor, que não é inferior à sua inteligência, acompanhará perfeitamente o episódio.

3 Comments:

Blogger Unknown escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

15:19  
Blogger Raquel Vasconcelos escreveu...

Eu cá dava-te era um valente pontapé no dito!!!!!
(se fosse o teu amigo, claro)

15:31  
Blogger Unknown escreveu...

Olá amigo, gostei de ler as tuas memórias. Beijinhos para ti

16:00  

Enviar um comentário

<< Home

  • Aqui ao vosso dispôr ...
  • Powered by Blogger

    Technorati search